Sob o título “Casa dos Museus Laneira”, o Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas desenvolveu um projeto de reciclagem da planta fabril desativada da fábrica de lãs Laneira Brasileira S.A., no bairro Fragata, da cidade de Pelotas. O projeto consiste na requalificação deste prédio com a finalidade de implantação de um centro interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em museus universitários, envolvendo os cursos de Museologia e de Conservação/Restauro de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas, três museus, um memorial, uma exposição permanente e uma biblioteca retrospectiva, além de uma Reserva Técnica unificada. O projeto inclui um setor de eventos que atenderá tanto o centro como o restante da Universidade.
Atento ao patrimônio industrial que se encontra sob a posse da UFPel, o projeto visa a criação de condições para que se realizem ações de preservação da memória do trabalho e para que se oportunize um local que integre universidade e sociedade, propondo um uso adequado e sustentável ao conjunto de edificações que constituiu a extinta fábrica.
O projeto caracteriza-se, igualmente, por ser uma proposta de produção de conhecimento interdisciplinar através dos museus, por meio da qual se oportunize a formação de profissionais vigilantes aos problemas que afligem a sociedade e motivados a buscar soluções para estes.
Assim, o projeto contribui para que a Universidade cumpra sua missão de gerar e extroverter conhecimento, auxiliando o desenvolvimento da região e fomentando o reencontro da cidade com a sua trajetória operária e com a memória dos trabalhos que a erigiram.